Bem-vindo ao site da UMA – Complexo Avançado de Diagnósticos

Coronavírus: o que precisamos saber?

Especialistas dizem que não é preciso pânico, mas a população deve se prevenir.

O novo coronavírus já deixou mais de 2.800 mortos em todo o mundo e, apesar dos casos estarem concentrados em sua maioria na China, houve registros da doença em mais de 20 países. No Brasil, foi confirmado o primeiro caso, mas os especialistas dizem que não é preciso pânico. O Ministério da Saúde já está adotando ações e medidas preventivas, e a população precisa apenas estar alerta e adotar as formas de prevenção indicadas.

Com o compromisso de manter a população informada e prevenida, o Complexo UMA separou as principais informação sobre a doença para eliminar dúvidas e notícias falsas sobre o assunto.

 

QUAL A ORIGEM DO VÍRUS?

O novo vírus é uma variação da família coronavírus. Segundo o Ministério da Saúde, os primeiros vírus foram identificados em meados da década de 1960. A Organização Mundial de Saúde (OMS) nomeou o novo vírus de COVID-19, originado na China.

 

QUEM É RESPONSÁVEL PELA PRIMEIRA TRANSMISSÃO?

Os especialistas ainda não sabem como aconteceu a primeira transmissão para humanos. A suspeita é que tenha sido por algum animal silvestre.


COMO ACONTECE A CONTAMINAÇÃO DE PESSOA PARA PESSOA?

Assim como uma gripe comum, de uma forma geral, a transmissão dos coronavírus se dá por contato próximo de uma pessoa para outra. Por gotículas respiratórias, secreções contaminadas com o vírus.

 

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

Infecções respiratórias brandas a moderadas de curta duração. Os sintomas podem envolver coriza, tosse, dor de garganta e febre. Esse vírus, algumas vezes, também pode evoluir para infecção das vias respiratórias inferiores, como pneumonia.

 

COMO SE PREVENIR?

Assim como qualquer outro tipo de vírus, as formas mais eficazes de evitar o contágio são: lavar bem as mãos com água e sabão e esterilizá-las com álcool gel 70%, e cobrir o nariz e boca ao tossir e espirrar.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são *

*

Preencha o Captcha por favor *

Agendamento

Agende seu exame aqui.

Ligue, Agende! 17 3214-4666