Bem-vindo ao site da UMA – Complexo Avançado de Diagnósticos

Fatores de Risco do Câncer de Mama

fatores de risco

Chamamos de fatores de risco, algo que afeta sua chance de adquirir uma doença, hoje especificamente falaremos dos fatores de risco do câncer de mama.

Há alguns fatores que podem ser evitados ou modificados como, por exemplo, o uso do álcool e do tabaco. Outros, não se pode mudar, como por exemplo, a tendência genética. O sexo feminino tem uma probabilidade muito maior de desenvolver a doença, se comparado ao sexo masculino. Outra questão é a idade, o risco aumenta com o passar do tempo. Cerca de 12% dos cânceres de mama invasivos são diagnosticados em mulheres com até 45 anos, enquanto cerca de 60% em mulheres acima de 55 anos.

Um alerta ainda para quem já teve casos de câncer na família. A história de câncer de mama em familiares do lado materno ou paterno triplica o risco. Quanto maior a proximidade do parentesco, mais alto o risco. Deve-se suspeitar fortemente de predisposição genética quando há vários casos de câncer de mama ou de ovários diagnosticados em familiares com menos de 50 anos (especialmente em parentes de primeiro grau), casos com câncer nas duas mamas ou casos de câncer de mama em homens da família.

Fique atento, o câncer de mama tem o tratamento muito mais rápido e seguro se houver o diagnóstico precoce.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são *

*

Agendamento

Agende seu exame aqui.

Ligue, Agende! 17 3214-4666