Bem-vindo ao site da UMA – Complexo Avançado de Diagnósticos

O que há de novo

Últimas notícias

Radiografias panorâmicas digitais

Pacientes fazem radiografias panorâmicas e participam de palestra sobre saúde bucal

Sucesso! É assim que podemos definir a campanha social “Sorria 2019” promovida pela Uma (Unidade de Medicina Avançada), em parceria com CEO (Centro Especializado de Odontologia) da Prefeitura de Rio Preto, no último sábado (26/01), que realizou radiografias panorâmicas digitais gratuitas para os pacientes do SUS.

Na campanha, foram realizadas 100 radiografias panorâmicas digitais, especialmente para realização de implantes dentários. Os pacientes atendidos foram agendados previamente nas unidades do CEO. Durante o evento, foram realizadas palestras orientativas sobre a saúde bucal, ministrados pelas dentistas e gerentes das unidades do CEO, Heloísa Garcia Amaral e Giseli Faleiros de Moraes.

Serviço de Radiografias Panorâmicas

A partir deste mês, a UMA agrega ainda mais um serviço de diagnóstico por imagem: a radiologia odontológica. Com experiência acumulada no diagnóstico por imagem,  o compromisso da UMA Odonto é garantir exames modernos e precisos,. Entre os exames oferecidos estão a Tomografia Multislice, Ressonância Magnética e Radiografia Panorâmica.

Segundo a especialista em radiologia odontológica da UMA Odonto, Ana Carolina da Mata Garzon, a doação das  radiografias panorâmicas digitais essa é uma forma de ajudar as pessoas em seus diagnóstico por imagem tão necessários quando vão fazer os implantes.

“Assim, quanto mais rápido este tratamento acontecer, mais feliz ficará o paciente que vive o drama da falta de dentição. Além de comprometer as funções estéticas e funcionais, como a mastigação, a fala e o sorriso, a autoestima é totalmente prejudica. Muitas pessoas não conseguem nem sorrir ou pedir emprego por causa da falta de dentes.”

Os laudos dos pacientes que participaram da campanha social foram encaminhados para o CEO, onde serão feitos os implantes.

Agilidade nos implantes

A dentista e gerente da unidade central do CEO, Heloísa Garcia Amaral, afirmou que essa parceria social é muito importante para contribuir com os pacientes da rede pública de saúde, além de agilizar a realização dos procedimentos de implantes.

A Secretaria Municipal de Saúde foi pioneira na oferta de implantes pela rede pública. O Centro Especializado de Odontologia de Rio Preto existe desde 2004 e é referência no país. São 48 profissionais, sendo 25 dentistas, além de auxiliares, técnicos e agentes administrativos.

Hoje, o município conta com duas unidades: uma, no centro, e, outra, na região norte. Em 2017, as duas unidades realizaram 29.761 atendimentos.

A paciente Maria Bueno de Oliveira de Paula, uma das pessoas contempladas na campanha, disse que achou a iniciativa muito importante. “Quero muito fazer o meu implante o mais rápido possível.  Afinal, com a documentação dentária em mãos, posso dar início ao tratamento.”

Saúde dental

No cenário nacional, os indicadores melhoraram, mas o Brasil continua sendo um país de desdentados. Chega a 11% o percentual da população que não tem um único dente na boca, conforme o Ministério da Saúde. São, lamentavelmente, 16 milhões de brasileiros. A incidência de casos de doenças periodontais e perda de dentição é muito maior em pessoas acima dos 65 anos.

Mas a situação também é grave – e muito – entre os jovens: 40% dos brasileiros entre 15 e 19 anos já perderam pelo menos um dente e o principal motivo – 93% dos casos – é a cárie.

O uso de implantes dentários vem se tornando comum entre os brasileiros. A busca não se dá apenas por uma questão estética, mas por todo o desconforto pelo qual os pacientes não estão mais dispostos a passar, gerado pela falta dos dentes.

Aliás, no Brasil, cerca de 800 mil implantes e 2,4 milhões de componentes de próteses dentárias são colocados por ano no país, conforme levantamento da Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar (Abimo).

SERVIÇO

UMA Odonto

Rua do Seminário, número 2387, na Vila Nossa Senhora da Paz, em Rio Preto.

Tel. (17) 3214-4666

Novembro Azul ganhou novos aliados

Novembro Azul ganhou novos aliados. O Complexo UMA e o SBT Interior estão juntos no diagnóstico e na prevenção do câncer de próstata.

A parceria proporcionará o atendimento gratuito a 100 homens de São José do Rio Preto, pré-agendados pela rede pública de saúde, no dia 24 de Novembro, das 7:30hh às 16h.

Eles serão recepcionados com um café-da-manhã e farão exame de PSA através do nosso parceiro Hemat e ultrassom da próstata.

A campanha mundial do Outubro Rosa ganha força em Rio Preto em parceria entre o Complexo UMA e o SBT Interior, com ênfase na importância da mulher conhecer suas mamas, e a necessidade dos exames de ultrassonografia e mamografia no rastreamento da doença, sempre sob orientação dos seus médicos.
A campanha acontecerá nos dias 20 e 21 de outubro, das 8h às 17h, com consultas pré-agendadas nos postos de saúde.

Crianças que têm um maior bem-estar – como estabilidade emocional em casa, cultivo de hábitos saudáveis e menores problemas de comportamento (como agressividade e impulsividade) – são menos propensas a sofrer problemas cardiovasculares quando adultas.

Crianças que vivem mais experiências positivas na infância e adolescência tem menos chance de ser obeso e sedentário, estão menos propensas ao uso de álcool drogas e cigarros – os grandes vilões da saúde do coração.

Agendamento

Agende seu exame aqui.

Ligue, Agende! 17 3214-4666