Bem-vindo ao site da UMA – Complexo Avançado de Diagnósticos

O que há de novo

Últimas notícias

Um novo olhar. Cuidado completo, integral e humanizado no diagnóstico.

 

Neste mês de agosto, o Complexo UMA está lançando um projeto inovador para São José do Rio Preto e região: o OM-360, uma proposta de interação odontológica e médica no diagnóstico dos pacientes, oferendo cuidado completo, integral e humanizado.

Este projeto conta com a coordenação da Dra. Maria Beatriz Carrazone (CRO/SP 98.343), cirurgiã dentista, doutora em radiologista odontológica e coordenadora do curso de odontologia da Unilago. Uma profissional com larga experiência em diagnóstico odontológico para integrar com a medicina de ponta que o Complexo UMA oferece. “Como profissionais da área da saúde, devemos ter um cuidado e um olhar para o nosso paciente que seja mais completo, integral, oferecendo o que temos de melhor. Afinal, ninguém vai ao dentista ou ao médico porque quer, mas por necessidade”, disse.

A odontologia e a medicina são duas áreas da saúde que têm suas características e peculiaridades, mas necessitam uma da outra para proporcionar o cuidado e a atenção integral ao paciente. São áreas da saúde que possuem especialidades interligadas, conectadas e que devem sempre conversar entre si. A interação ondonto-médica tem a finalidade de atender o paciente com um novo olhar, como um todo. Muitas vezes, a condição de saúde é tão complexa que exige diagnóstico e tratamento multidisciplinares, ou seja, vários profissionais precisam estar envolvidos no cuidado do paciente. Por isso, o bom relacionamento entre todas as áreas da saúde nesse processo é extremamente importante. “Precisamos nos conscientizar, esclarecer e educar nossos profissionais para oferecer ao paciente o melhor diagnóstico e tratamento possíveis. Sem nos esquecer de que estamos tratando de outro ser humano, de uma alma, de uma vida. Por isso, o atendimento humanizado deve existir e ser real, sempre. Isso deve permear todos os profissionais envolvidos nesse processo”, ressaltou a coordenadora do projeto.

A inovação OM-360 só foi possível graças à estrutura do Complexo Avançado de Diagnósticos UMA, onde a medicina de ponta e a excelência odontológica puderam se conectar para oferecer o cuidado e o olhar integral ao paciente. A Dra. Maria Beatriz Carrazone cita alguns exemplos de como essa integração é importante no diagnóstico. “Algumas doenças bucais têm manifestações sistêmicas, assim como algumas doenças sistêmicas têm como ponto de partida a falta de higiene oral. Exemplo disso é a endocardite bacteriana, que é a inflamação das estruturas internas do coração causada pela contaminação bacteriana. Esta contaminação é originada na cavidade oral e pode levar o paciente a uma internação hospitalar, e em casos mais graves, até mesmo à morte”, explicou a dentista.

Outro exemplo citado foi o de pacientes que têm alterações sanguíneas que podem apresentar manifestações orais, como complicações imunológicas. O Líquen plano é uma doença que afeta a mucosa bucal e a pele (dermatologia). Pênfigo é uma doença autoimune, a primeira manifestação clínica é o aparecimento de bolhas cheias de líquido na mucosa da boca. A alteração dos níveis séricos de cálcio, ou seja, redução da qualidade de massa óssea na região de implante dental, por exemplo, pode ter influência na redução da massa óssea sistêmica em decorrência da osteoporose. “Hoje, já temos cientificamente comprovado que exames de radiografia e tomografia odontológica realizados na rotina clínica ajudam a diagnosticar sinais de perda de massa óssea sistêmica, podendo desse modo o paciente ser encaminhado a um médico reumatologia para um diagnóstico preciso e tratamento”, explicou a coordenadora do OM-360.

A manutenção da saúde envolve um processo, pois ela nada mais é do que um estado de equilíbrio de diversas funções do organismo, e quando uma dessas funções não vai bem, entra num estado de desequilíbrio, causando a doença e podendo desencadear outros desarranjos que, na presença de fatores internos e externos, podem ser exacerbados e culminar no aparecimento de outras doenças. “Um exemplo claro disso é que a saúde começa pela boca, dessa forma, doenças sistêmicas podem ter também manifestações orais de suma importância no tratamento odontológico. Por isso, o diagnóstico preciso e seguro é fundamental e esse olhar integral, que vê o paciente como um todo, é indispensável”, completa Dra. Maria Beatriz.

A Tomografia Computadorizada fornece imagens mais precisas do que as do Raio X, detectando alterações muito pequenas em ossos, tecidos, órgãos e outras estruturas do corpo. É atualmente, o exame de escolha para investigar nódulos ou tumores e vasos pulmonares, cerebrais e do coração.

Imagine um pão de forma, a Tomografia Computadorizada é um exame que gera imagens em fatias, que podem ser analisadas em 360°, por isso torna tão preciso o diagnóstico.

Existem muitos tipos de exames de Tomografia Computadorizada que ajudam os médicos de maneira não invasiva na prevenção, acompanhamento e detecção de várias doenças. Tumores e metástases, nódulos em todo o corpo, doenças do cérebro, coração, pulmão, esse exame garante o diagnóstico completo.

O exame de Tomografia é totalmente indolor e não ocasiona nenhum incômodo ao paciente. Pode ser realizado por pessoas de todas as idades e sua execução é simples e rápida. O Complexo UMA oferece esse exame de excelência diagnóstica. Não deixe de cuidar da sua saúde. Previna-se. Procure o seu médico e cuide-se.

No mês das mães, o Complexo UMA vai mostrar que os cuidados com essa pessoa tão especial começam muito antes de ela estar com o bebê no colo e de receber definitivamente o título de “mãe”. Vamos mostrar todas as formas da mulher cuidar da saúde durante a gestação, e as facilidades e inovações que o Complexo UMA oferece para facilitar esses cuidados.

Com o novo projeto home care de exames, por exemplo, podemos levar cuidado e acolhimento às nossas pacientes, assim elas podem cuidar da saúde e se prevenirem de doenças com segurança e praticidade.

Durante a gestação, a mulher precisa realizar o pré-natal e os exames indicados em cada período gestacional. O ultrassom obstétrico é um deles, que é capaz de fornecer informações importantes como idade gestacional, análise morfológica, sexo, batimento cardíaco, detectar problemas cromossômicos e muito mais. Hoje, em plena pandemia do novo coronavírus, as gestantes têm a possibilidade de realizar esses exames na segurança e conforto de sua casa, evitando, assim, o risco de contaminação.

O Complexo UMA trabalha com o princípio norteador de atender cada pessoa respeitando sua individualidade, porque acredita que só assim se alcança, de fato, um atendimento humanizado. Com o projeto home care de exames, as gestantes, assim como outros pacientes que necessitam de um tratamento diferenciado, podem cuidar da saúde com a excelência e tecnologia de ponta UMA, agora no conforto do seu lar.

É o Complexo UMA pensando e inovando para você cuidar da sua saúde.

O Complexo UMA trabalha com o princípio norteador de atender cada pessoa respeitando sua individualidade, porque acredita que só assim se alcança, de fato, um atendimento humanizado. Para superar os desafios atuais de uma pandemia e atender aos pacientes que estão em suas casas, em isolamento social, criou o *Ultrassom em Casa.

Idosos, doentes crônicos, grávidas, pessoas com pouca mobilidade, usuários da telemedicina – e até mesmo você que está em casa e precisa realizar seu exame, mas que está impossibilitado de alguma forma por causa da quarentena – podem agora ter o seu atendimento garantido. O Complexo UMA criou um projeto de home care para exames, o *Ultrassom em Casa, uma forma de levar cuidado e acolhimento para você realizar seus exames com segurança e praticidade.

O *Ultrassom em Casa é um projeto inovador que oferece um exame com tecnologia de ponta em sua casa, nesse momento em que você mais precisa manter a saúde em dia. O projeto consiste em uma equipe de médicos e assistentes que estarão disponíveis nos períodos da manhã, tarde e noite para ir até a sua casa e realizar os mais variados tipo de exames de ultrassom. Com um equipamento portátil de alta tecnologia e com qualidade superior de imagem, mesmo em casos tecnicamente desafiadores. A excelência UMA que você já conhece e confia, agora no conforto do seu lar.

 

 

*Exame particular. Consulte nossas formas de pagamento.

Há algum tempo a tecnologia de informação vem revolucionando a medicina no Brasil
e no mundo. Hoje, com a pandemia do novo coronavírus, estamos vivendo uma
transformação sem parâmetros, não apenas na área médica, mas em vários outros
setores.

Na saúde, em específico, as constantes inovações tecnológicas, como por exemplo a
inteligência artificial, têm fornecido ferramentas para superarmos problemas como os
que estamos vivenciando hoje com a pandemia da COVID-19 e, principalmente, para
evoluirmos nesse momento em que há uma necessidade nítida de mudança e de busca
por novos parâmetros de eficiência nos processos e serviços prestados à saúde.

A pandemia modificou definitivamente a prática médica em todo o mundo. Com ela, a
evolução da medicina foi inevitável: tivemos que nos reinventar. Com a Telemedicina,
tecnologia para realizar medicina à distância, é possível oferecer saúde para as pessoas
dentro de suas casas. Isso já é uma realidade, no Brasil, no mundo e agora também
em São José do Rio Preto. Por isso, o Complexo UMA, que tem um compromisso
humanizado com a saúde, criou um canal de atendimento para você, paciente, que
precisa realizar seus exames após uma consulta com o seu médico através da
Telemedicina.

Se você precisa realizar uma consulta, procure seu médico, se informe com o seu plano
de saúde. A Telemedicina já está funcionando em São José do Rio Preto e o Complexo
UMA tem uma solução para você realizar seus exames de forma rápida, prática e
segura. Conte com a gente! Todos evoluindo na luta contra o novo coronavírus.

O Complexo UMA tem o compromisso com a saúde da população e também de seus colaboradores, por isso adotou medidas protetivas e preventivas durante o período de pandemia do novo coronavírus, que se alastrou por todo o mundo, inclusive em nosso país.

No agendamento, nossas recepcionistas estão realizando triagem dos pacientes por contato telefônico. Os que apresentam sintomas respiratório (tosse, coriza, falta de ar, cansaço, espirros e febre) são orientados a se identificar ao chegar na clínica e que não tragam acompanhantes quando não for necessário.

No início do atendimento, é realizada uma triagem rápida e, ao se identificar sintomas respiratórios e febre, é oferecida máscara descartável, sendo o paciente conduzido para uma sala exclusiva, preparada na enfermagem e com prioridade do atendimento. Também foi criada uma recepção ao ar livre exclusiva para idosos e pessoas com doenças crônicas, para retirar da circulação este que é o público alvo da COVID-19.

Todos os funcionários do Complexo UMA estão utilizando máscaras, desde a recepção, inclusive os manobristas, até os atendimentos médicos. Toda a equipe UMA foi orientada a manter a atenção redobrada com a higienização das mãos, para evitar contato físico (beijos e abraços) e não compartilhar itens pessoais.

Uma empresa especializada em limpeza foi contratada para fazer a adequada higienização de portas, maçanetas e superfícies onde o vírus pode permanecer e causar o contágio. Foi disponibilizado, também, em todo o Complexo UMA, dispenser de álcool gel 70% para pacientes e funcionários seguirem a orientação de higienização das mãos.

 

Múltipla e singular, a mulher tem o poder de ser sensível e forte ao mesmo tempo, por isso é um ser único e merece um cuidado todo especial quando falamos de saúde. O corpo feminino passa por diferentes ciclos ao longo de uma vida, e há cuidados que são essenciais em cada uma dessas fases. As alterações no corpo, os ciclos menstruais e a produção de hormônios precisam ser observados de perto, com consultas regulares ao ginecologista e exames que auxiliam na manutenção da saúde e da qualidade de vida da mulher.

O Complexo UMA realiza os mais variados exames para atender às suas múltiplas necessidades.

Exames que ajudam na prevenção e no diagnóstico de doenças de forma precoce, e em momentos tão singulares como o acompanhamento do pré-natal. Para você ter uma vida saudável e realizar todos os seus sonhos em todas as fases da sua vida.

O Complexo UMA é referência em medicina diagnóstica avançada no Noroeste Paulista, orientada para o bem-estar do cliente. Possui corpo clínico especializado de excelência, equipamentos modernos para oferecer segurança a você, mulher, e um diagnóstico confiável e preciso ao seu médico, além de um serviço diferenciado, sob os melhores princípios de respeito à vida.

Especialistas dizem que não é preciso pânico, mas a população deve se prevenir.

O novo coronavírus já deixou mais de 2.800 mortos em todo o mundo e, apesar dos casos estarem concentrados em sua maioria na China, houve registros da doença em mais de 20 países. No Brasil, foi confirmado o primeiro caso, mas os especialistas dizem que não é preciso pânico. O Ministério da Saúde já está adotando ações e medidas preventivas, e a população precisa apenas estar alerta e adotar as formas de prevenção indicadas.

Com o compromisso de manter a população informada e prevenida, o Complexo UMA separou as principais informação sobre a doença para eliminar dúvidas e notícias falsas sobre o assunto.

 

QUAL A ORIGEM DO VÍRUS?

O novo vírus é uma variação da família coronavírus. Segundo o Ministério da Saúde, os primeiros vírus foram identificados em meados da década de 1960. A Organização Mundial de Saúde (OMS) nomeou o novo vírus de COVID-19, originado na China.

 

QUEM É RESPONSÁVEL PELA PRIMEIRA TRANSMISSÃO?

Os especialistas ainda não sabem como aconteceu a primeira transmissão para humanos. A suspeita é que tenha sido por algum animal silvestre.


COMO ACONTECE A CONTAMINAÇÃO DE PESSOA PARA PESSOA?

Assim como uma gripe comum, de uma forma geral, a transmissão dos coronavírus se dá por contato próximo de uma pessoa para outra. Por gotículas respiratórias, secreções contaminadas com o vírus.

 

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

Infecções respiratórias brandas a moderadas de curta duração. Os sintomas podem envolver coriza, tosse, dor de garganta e febre. Esse vírus, algumas vezes, também pode evoluir para infecção das vias respiratórias inferiores, como pneumonia.

 

COMO SE PREVENIR?

Assim como qualquer outro tipo de vírus, as formas mais eficazes de evitar o contágio são: lavar bem as mãos com água e sabão e esterilizá-las com álcool gel 70%, e cobrir o nariz e boca ao tossir e espirrar.

A Neurologia é a especialidade médica que trata das condições clínicas que envolvem o sistema nervoso central e periférico. Este mês, o Complexo UMA vai falar sobre prevenção, exames e diagnóstico das doenças do cérebro. Vamos entender melhor como esse misterioso órgão funciona, como controla nossas sensações e conhecer melhor os exames capazes de prevenir e diagnosticar doenças do nosso sistema nervoso.

Entre as mais variadas doenças neurológica se destacam as cefaleias, doenças cerebrovasculares, distúrbios do movimento, como Parkinson, tremores, etc., demências e outras alterações cognitivas, doenças desmielinizantes, como a Esclerose Múltipla, afecções neuromusculares e epilepsias em geral e, mais recentemente, os distúrbios do sono.

Para o Complexo UMA, cuidar do seu cérebro, além de prevenir doenças, você mantém tudo que há de bom em nossas vidas. As boas lembranças, aquela conversa importante, os gestos de carinho, a sensação de uma grande conquista, o arrepio de uma surpresa boa, a respirada profunda para começar um novo dia. O nosso cérebro controla nossas emoções e sensações, fala e movimentos, todos os nossos sentidos dependem desse maravilhoso e misterioso órgão. Então, vamos conhecê-lo melhor?

 

O Complexo UMA realiza Exames Neurológicos que ajudam na prevenção e no diagnóstico de doenças do cérebro. Para você ter uma vida cheia de boas sensações.

 

Agendamento

Agende seu exame aqui.

Ligue, Agende! 17 3214-4666