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No dia 26 de outubro vamos realizar, pelo 3º ano consecutivo, a Campanha Outubro Rosa do Complexo UMA, que nesse ano vem multiplicar os cuidados com as mulheres. Durante todo o mês, ampliaremos o conceito da campanha, passando a ser chamada de OUTUBRO ROSAS, porque, além do câncer de mama, queremos cuidar da mulher por completo, corpo e alma, multiplicando todos os cuidados que ela merece.

Nossos parceiros, HEMAT, SBT, Mar & Rio e Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto estarão juntos novamente para mais um dia de ação, de responsabilidade social e de afeto.

Vamos atender 150 mulheres em um dia muito especial. Elas realizarão, gratuitamente, o exame de ultrassom de mama e receberão palestras educativas para autoexame. O grande diferencial desse evento é que essas mulheres sairão do Complexo UMA com o laudo do exame nas mãos e o retorno ao médico da rede pública agendado pela Secretaria da Saúde, encurtando, assim, o tempo de espera.

Como falar do Complexo UMA é falar de afeto, receberemos novamente todas elas com um grande café da manhã, rosas, salão de beleza em parceria com as Lojas Lívia, brindes e muito carinho. Nossa equipe interna, enfermeiras, biomédicos, corpo clínico e atendentes, está ansiosa para a data. Lembrando que essas mulheres já foram selecionadas e serão encaminhadas pela Secretaria de Saúde para a nossa ação.

O Complexo UMA realiza exames de ultrassom, ressonância, tomografia e raio-x voltados à mulher. Outubro Rosas: multiplique seus cuidados!

Movimento Outubro Rosa

Outubro Rosa é um movimento que surgir em 1990, nos Estados Unidos, quando aconteceu a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York. Mas foi em 1997 que entidades do Condado de Yuba e da cidade de Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção do câncer de mama. O mês de outubro foi escolhido como epicentro das ações e hoje o Outubro Rosa é realizado em vários lugares do mundo.

A campanha tem como objetivo principal conscientizar e alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002 e sobre o câncer de colo do útero desde 2011 em diversos estados. A publicidade adotou o tom de rosa como motivador da campanha e, dessa forma, as ações nas mais variadas mídias também tendem a ser reforçadas durante este mês.

Setembro Coração

Marina Bellini mostra imagens da ressonância magnética na palestra do Setembro Coração

A médica Marina Bellini, especialista em diagnóstico por imagem do coração, encantou os estudantes do Colégio London, em Rio Preto, com sua palestra sobre os cuidados do coração desde a infância, que faz parte da campanha Setembro Coração.

Além de falar sobre os pilares do coração saudável, como alimentação e atividades físicas, a médica levou exames impressos feitos por Ressonância Magnética para mostrar aos alunos.

A UMA participa ativamente da campanha Setembro Coração, movimento que acontece durante o mês de setembro para reforçar a importância da prevenção das doenças do coração, em especial o infarto.

Idealizada em 2016 pelas médicas da UMA, Mariane Spotti e Marina Bellini, a campanha cresceu, tomou corpo e agora conta com a participação de instituto cardiológicos e apoiadores de toda a cidade. Entre eles, Braile Cardio, Hemat, IMC/HCM, Incor Rio Preto, Procardíaco, Pulsar, SOS Cor as empresas apoiadoras EMS e Mar & Rio.

Prevenção vem da infância

O que pouca gente sabe é que a prevenção desde a infância é a única forma de evitar o crescimento alarmante das doenças cardiovasculares na vida adulta.

Pensando nisto, desde o ano passado, a campanha está focada na conscientização das crianças sobre o coração saudável. Com o tema “Criança, coração da família”, a ideia é tornar as crianças conscientes desde cedo as crianças de que hábitos saudáveis são extremamente poderosos para formar adolescentes e adultos livres das doenças cardiovasculares.

Além disso, a campanha incentiva a criança a ser uma multiplicadora das informações de como prevenir as doenças cardiovasculares na família.

Conheça os hábitos para um coração saudável e coloque-os em prática:

– você pode comer de tudo, mas o coração gosta mesmo de frutas, legumes e verduras. Não faça cara feia para o brócolis! Assim, seu coração vai bater com muita energia;

– quando você exagera nos docinhos, nas batatinhas fritas, no sal e nas coxinhas, o coração fica triste;

– não fique parado. O coração fica mais forte quando você se remexe todo. Corra, cante, pule, jogue bola, pedale, nade ou ande de skate. Ai sim, seu coração vai ter saúde pra vida inteira;

– no mundo tem muitos inimigos do coração. Fique bem longe do cigarro, bebidas alcoólicas e drogas. Eles não deixam o coração bater direitinho.

Fonte: Cartilha do Coração

 

O Setembro Coração é um movimento que acontece durante o mês de setembro para reforçar a importância da prevenção das doenças do coração, em especial o infarto. Neste ano, participam da campanha os institutos Braile Cardio, Hemat, IMC/HCM, Incor Rio Preto, Procardíaco, Pulsar, SOS Cor e UMA e as empresas apoiadoras EMS e Mar & Rio.

As doenças cardiovasculares representam a principal causa de mortes no mundo – mais pessoas morrem anualmente por essas enfermidades do que por qualquer outra causa: 17,7 milhões de óbitos (30%), segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

O que pouca gente sabe é que a prevenção desde a infância é a única forma de evitar o crescimento alarmante das doenças cardiovasculares na vida adulta.

Pensando nisto, desde o ano passado, a campanha está focada na conscientização das crianças sobre o coração saudável. Com o tema “Criança, coração da família”, a ideia é tornar as crianças conscientes desde cedo as crianças de que hábitos saudáveis são extremamente poderosos para formar adolescentes e adultos livres das doenças cardiovasculares.

Além disso, a campanha incentiva a criança a ser uma multiplicadora das informações de como prevenir as doenças cardiovasculares na família.

Ao longo do mês de setembro, cardiologistas integrantes do Setembro Coração vão até às escolas de Rio Preto ministrando palestras educativas para crianças de 6 a 12 anos sobre como manter o coração saudável.

Também serão feitas atividades educativas em salas de aula, com a distribuição da Cartilha do Coração e a apresentação de um vídeo explicativo. Pelas redes sociais, médicos especialistas vão responder às curiosidades das crianças sobre o coração.

Setembro Coração na era digital

A campanha Setembro Coração neste ano irá aproveitar a força das redes sociais para a sua divulgação. Nas páginas do Setembro Coração e dos institutos parceiros no facebook e Instagram, as pessoas terão acesso a dicas para o coração saudável, as novidades da campanha e a agenda das palestras nas escolas.

Além disso, perguntas feitas por crianças de várias idades serão respondidas por cardiologistas e disponibilizadas nas redes.

Cartilha do Coração 2019

Durante todo o mês, a Cartilha do Coração vai estar pronta para download na página do Setembro Coração, com informações para as crianças de como prevenir desde a infância as doenças do coração. Muitas brincadeiras para colorir e recortar, com dicas de saúde, recheadas de muito amor e carinho.

A cartilha traz tudo sobre alimentação saudável, a necessidade diária de atividade física, o lazer, o controle da obesidade, os riscos do fumo, álcool e drogas e a importância da visita ao médico pelo menos uma vez por ano.

Apesar de ser dirigida à criança, você também irá aprender com a cartilha atitudes que podem ser adotadas na vida da família para evitar as doenças do coração.

Escolas no Setembro Coração

Neste ano a campanha “Setembro Coração” irá percorrer escolas de São José do Rio Preto, de 12 a 30 de setembro, orientando crianças de 6 a 14 anos de como cuidar bem do seu coração.

Em sala de aula, as escolas vão desenvolver atividades lúdicas e didáticas sobre o coração saudável. Para isso, foi criada a Cartilha do Coração e um vídeo com base nos conhecimentos científicos para apresentar de forma leve, informal e interativa os pilares da prevenção das doenças cardiovasculares.

Os materiais abordam assuntos como a alimentação saudável, a necessidade diária de atividade física, o lazer, o controle da obesidade, os riscos do fumo, álcool e drogas e a importância da visita ao médico pelo menos uma vez por ano.

Apesar de ser dirigida à criança, a campanha também em como objetivo atingir aos pais, sugerindo atitudes que podem ser adotadas na vida da família para evitar as doenças cardiovasculares.

Saiba mais sobre a campanha:

Setembro é o mês destinado em todo o mundo ao combate das doenças cardíacas e à conscientização da importância de exames regulares e diagnóstico precoce. No dia 29 de setembro, comemora-se o Dia Mundial do Coração.

As ações de prevenção existem em todo o mundo e, em São José do Rio Preto, apesar de ser um dos maiores polos brasileiros de cardiologia, não havia uma campanha que unisse todos os institutos e médicos da área.

Em 2016, idealizada pelas médicas Mariane Spotti e Marina Bellini, da UMA, e pelo publicitário Alessandro Bossan, com apoio dos principais institutos de cardiologia de Rio Preto, nasceu o Setembro Coração. Neste mesmo ano, o Poder Público, entendendo a importância da campanha, a data virou lei: Lei nº 12.370, de 8 de setembro de 2016.

 

Campanhas ano a ano

  • Na primeira campanha, realizada em 2016, o tema central foi Coração de Jovens Adultos, de 18 a 50 anos.
  • A segunda campanha, em 2017, foi destinada ao coração das mulheres.
  • Em 2018, focamos nossa atenção nos baixinhos – crianças até 12 anos, com atuação nas escolas públicas de SJRio Preto.
  • Em 2019, a organização da campanha optou por fortalecer o trabalho junto às crianças do ensino fundamental das escolas públicas, iniciado no ano passado, estendendo o Setembro Coração também para o ensino médio (pré-adolescência) e englobando as escolas particulares.

 

A Trombose Venosa Profunda é uma patologia de enorme impacto na nossa sociedade, tanto por sua alta prevalência como por ser um acometimento potencialmente grave.
Ela é causada pela formação de coágulos no interior dos vasos nos membros inferiores e superiores, obstruindo o retorno do sangue pelas veias até o coração.
Além disso, esses coágulos podem se formar por vários motivos. A principal causa é a imobilidade prolongada que leva falta de movimentação do sangue dentro da veia, seja por longas viagens na mesma posição ou pela necessidade do paciente de ficar acamado.

Fatores de risco

Há fatores de risco que podem aumentar a chance de sua ocorrência. Por exemplo, o tabagismo, obesidade, uso de contraceptivos e desidratação.
Suas complicações podem acontecer no curto ou longo prazo:
– a curto prazo,  pode acontecer o desprendimento deste coágulo e sua migração até a artéria que leva sangue aos pulmões, o chamado tromboembolismo pulmonar;
– a longo prazo, pode levar a insuficiência venosa crônica, por destruição das paredes dos vasos causando ineficiência da sua função.

Conheça os sintomas

  • Dor nas pernas, principalmente nas panturrilhas, podendo chegar até o pé e o tornozelo
  • Sensação de queimação na região afetada
  • Mudanças na cor da pele da região afetada pela doença, que começa a ficar vermelha ou azul
  • Edema (inchaço) na perna afetada;
  • Rigidez da musculatura perto da região do trombo

Há, contudo, outras patologias que causam os mesmos sintomas.  Estudos realizados nos últimos 30 anos mostram que cerca de 70% dos pacientes com os sintomas acima descritos e com hipótese diagnóstica de trombose venosa profunda, na verdade apresentam outra patologia.
Portanto, é extremamente necessária a realização de exames para comprovação desta doença. Pois, o tratamento da trombose venosa profunda é longo e pode apresentar alguns efeitos colaterais e riscos.

Diagnóstico

O exame de eleição para diagnóstico do tromboembolismo pulmonar é a ultrassonografia com doppler venoso profundo dos membros inferiores.
Ele é realizado por meio de aparelhos com alta tecnologia e transdutores dedicados ao estudo com doppler dos vasos.
Ao realizar o exames é muito importante o acompanhamento de um especialista em vascular. Ele ajuda na identificação dos fatores de risco e investigação de eventuais complicações a longo prazo, além de prevenção de novos eventos semelhantes.

A UMA dispõe de aparelhos e médicos especializados para detecção de trombose venosa profunda, seja em membros inferiores como superiores.

Dra. Maísa Hernandes Pardo

 

Prêmio Mulher Empreendedora

A diretora-presidente da UMA, Mariane Spotti, vence o prêmio Acirp 2019 na categoria Mulher Empreendedora

Estamos em clima de comemoração. A fundadora e diretora-presidente da UMA, a médica Mariane Spotti, 40, é a vencedora do Prêmio ACIRP 2019, na categoria Mulher Empreendedora. Esta é a maior premiação empresarial do interior do Estado de São Paulo

O Diploma de Mérito da Acirp será entregue durante a Noite Empresarial no dia 30 de agosto de 2019, no Villa Conte, a partir das 20h.

A categoria Mulher Empreendedora avalia a trajetória de vida de grandes mulheres. Ela leva em consideração os obstáculos e os desafios enfrentados pela empresária e todo o investimento feito por ela em capacitação profissional para si e seus colaboradores, contribuindo diretamente para o desenvolvimento de São José do Rio Preto e o crescimento de sua empresa.

Formação médica

Natural de São José do Rio Preto, Mariane é filha do médico neurocirurgião Antônio Ronaldo Spotti, profissional de grande expressão na área médica.

Formada pela Faculdade Federal de Medicina do Rio de Janeiro (UNIRIO), cursou três diferentes especializações médicas: a primeira em Medicina do Esporte, depois em Cardiologia e, por último, em Imagem Cardiovascular.
Trabalhou no Hospital Barra D’OR como coordenadora da Imagem cardiológica (Tomografia e Ressonância) e ainda hoje ministra aulas em pós-graduações em Cardiologia, no Rio de Janeiro.

Reviravolta

Morando na cidade carioca há mais de 13 anos e bem estabelecida profissionalmente em um dos maiores hospitais da capital, ainda buscava algo a mais.
Em 2011, decidiu retornar à sua cidade natal para desenvolver seus próprios projetos profissionais e pessoais. Na ocasião, recebeu o convite para criar um novo setor de exames em uma empresa de diagnóstico da cidade, na época de grande tradição, e foi contratada pelo Hospital de Base de São José do Rio Preto para inovar também o setor de exames do coração.

Mariane relata que, em meados de 2012, passou por um grande dilema profissional: assumir uma sucessão de uma grande e consolidada empresa médica, porém, sem a perspectiva de cargo de direção ou gestão; ou fazer seu próprio negócio na área de diagnóstico por imagem – começando do zero, mas com liberdade de desenvolver seus valores e implementando seu modelo mental.

Nasce a empreendedora

A decisão foi pela fundação da UMA. Junto de seu pai, fez o convite para dez médicos radiologistas reconhecidos em suas áreas de formação para formarem o time da empresa. Assim, a UMA nasceu e tomou corpo.

A construção do prédio da empresa começou em 2013. O projeto e a execução da obra foram feitos com uma equipe de empreiteiros sob o comando de Mariane, que também trabalhava com construção civil.

Ao terminar a obra, a empresa iniciou sua operação em janeiro de 2015, no mesmo mês que a médica deu luz a gêmeos. Mesmo assim, permaneceu na direção da UMA desde a sua inauguração até o momento atual.

A alma empreendedora somada a uma energia sem fim descrevem esta mulher de projetos. “O sentido de uma empresa no segmento da saúde é poder devolver a comunidade o seu bem mais precioso: a qualidade de vida.
Premiação acirrada

Prêmio Acirp

A disputa é acirrada. São oito categorias para se inscrever. O Prêmio é democraticamente aberto a todas as empresas associadas à entidade. O processo que contempla as empresas com o Diploma de Mérito é rigoroso, criterioso, ético e, acima de tudo, transparente.
Uma comissão de diretores avalia, sob o rigor e a transparência os questionários respondidos pelas empresas inscritas.

“São premiadas empresas que, juntas, mantêm um público consumidor diversificado, realizam negócios com diversos Estados do Brasil, geram centenas de empregos diretos, realizam investimentos em infraestrutura e tecnologia e possuem décadas de tradição no mercado”, explica o presidente da Acirp, Paulo Sader.

A candidatura se fez pelo preenchimento de um formulário com 40 itens que fazem parte de um total de sete quesitos que englobam. Todas as respostas são pontuadas. A empresa vencedora é aquela que acumula o maior número de pontos.

“A diversidade da nossa economia, sua dinâmica junto a diferentes setores e o empreendedorismo de seus dirigentes também são avaliados, já que demonstram a competitividade de nossas empresas”, completa Paulo Sader.

O ultrassom pode ser feito durante o pré-natal entre as semanas 26 e 29 e é utilizado para ver detalhes físicos do bebê e avaliar a presença e também a gravidade de doenças, não sendo apenas realizada com o objetivo de diminuir a curiosidade dos pais.

O exame em 3D mostra detalhes do corpo do bebê, sendo possível ver o rosto e os órgãos genitais com mais nitidez, enquanto no exame em 4D, além das feições bem definidas, também é possível visualizar os movimentos do feto na barriga da mãe.
Esse exame é feito do mesmo modo que o ultrassom convencional, sem precisar de nenhum preparo especial. No entanto, recomendando-se apenas não utilizar cremes hidratantes na barriga e ingerir bastante líquidos no dia anterior ao exame.

Quando fazer

A melhor época para fazer o ultrassom 3D/4D é entre a 26ª e a 29ª semana de gestação, pois nessas semanas o bebê já está crescido e ainda existe bastante líquido amniótico na barriga da mãe.
Antes desse período, o feto ainda é muito pequeno e com pouca gordura debaixo da pele, o que dificulta a visualização das suas feições, e depois das 30 semanas o bebê está muito grande e ocupa muito espaço, sendo difícil ver o seu rosto e seus movimentos. Veja também quando o bebê começa a mexer.

Doenças identificadas pelo ultrassom

Em geral, o ultrassom 3D/4D identifica as mesmas doenças que o ultrassom convencional e por isso normalmente não são cobertos pelos planos de saúde. As principais alterações detectadas pelo ultrassom são:
• Lábio Leporino, que é uma má formação do céu da boca;
• Defeitos na coluna do bebê;
• Malformações no cérebro, como hidrocefalia ou anencefalia;
• Malformações nos membros, rins, coração, pulmões e intestino;
• Síndrome de Down.
A vantagem do exames em 3D ou 4D é que eles possibilitam uma melhor avaliação da gravidade do problema, podendo ser feitos após o diagnóstico no ultrassom convencional. Além disso, em alguns casos é usado como complemento do ultrassom morfológico, que é o principal exame do pré-natal  para identificar doenças e malformações no bebê.

No cenário nacional, a saúde bucal da população melhorou muito, mas o Brasil continua sendo um país de desdentados. A situação é grave: só para se ter uma ideia, 40% dos jovens brasileiros, entre 15 e 19 anos, já perderam pelo menos um dente.
A falta de informação sobre a importância da higiene bucal e os altos custos dos tratamentos dentários estão entre as dificuldades apontadas para manter os cuidados com a dentição em dia. A saúde dental é importantíssima, não só para a estética do sorriso, como para mastigação e a fala.
Para contribuir com o tratamento dentário de pacientes de baixa renda, a UMA Odonto realizou uma campanha de doação de 220 radiografias, sendo 170 para CEO (Centro Especializado de Odontologia) da Prefeitura de Rio Preto e 50 para a APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas).
São radiografias periapicais, interproximais e oclusais usadas no diagnóstico de diversas patologias, desde uma simples cárie até a avaliação de perdas ósseas, cistos, problemas nas coroas, raízes e dentes inclusos.
O agendamento das radiografias dentárias na UMA Odonto foi feito previamente nos postos de saúde e na APCD após avaliação dentária dos pacientes. A campanha aconteceu de abril a 8 de maio; os laudos foram encaminhados aos postos e à entidade.

Radiologia odontológica

A UMA Odonto é mais um serviço do Complexo UMA, que mantém uma experiência acumulada no diagnóstico por imagem, com um corpo clínico especializado, equipamentos de última geração, atendimento humanizado e modernos exames.
O Complexo UMA tem um histórico de atuação comunitária, com campanhas de doação de ultrassonografias da mama e da próstata (Outubro Rosa e Novembro Azul) e, no início do ano, radiografias panorâmicas para pacientes odontológicos (Sorria 2019).

Ações sociais

A diretora de Marketing da UMA, Marina Bellini, afirma que essas ações são voltadas para reduzir os problemas sociais de saúde em nossa comunidade, ajudando a conscientizar à população da necessidade de se fazer o diagnóstico rápido e preciso de várias doenças, como as bucais.
“Para nós, a doação das radiografias é uma forma de ajudar as pessoas a acelerar seus tratamentos. Quanto mais rápido este tratamento acontecer, mais feliz ficará o paciente que, muitas vezes está com dor de dente ou corre o risco da falta de dentição “, diz a especialista em radiologia odontológica da UMA Odonto, Ana Carolina da Mata Garzon.
A dentista e gerente da unidade central do CEO, Heloísa Garcia Amaral, afirmou que essa parceria social é muito importante para contribuir com os pacientes da rede pública de saúde, além de agilizar a realização dos procedimentos dentários.

Documentação ortodôntica

Dentista analisa a radiografia odontológica, que faz parte da documentação ortodôntica

Então, quando você decide que é hora de colocar aparelho ortodôntico a primeira etapa é consultar um dentista especializado. Após o exame clínico, ele, primeiramente, irá solicitar uma documentação ortodôntica que irá guiar o tratamento do paciente.

É importante lembrar que, colocar aparelho por estética, comprados em camelôs, ou sem nenhum exame prévio pode trazer muito mais problema do que o que já existia ou pior, pode estragar um sorriso que era perfeito.

Na Uma Odonto, existem três tipos de documentação ortodôntica solicitadas pelo dentista:
• Econômica
• Simplificada
• Completa

Isto porque, cada um desses modelos apresenta uma seleção de documentos exigidos para o planejamento ortodôntico do paciente, dependendo do grau de complexidade de cada tratamento, afirma a dentista Ana Carolina Garzon, especialista em radiologia odontológica da UMA.

A documentação ortodôntica é composta de:

Radiografia panorâmica (em que todos os dentes podem ser observados);
Telerradiografia Lateral (em que se observa a cabeça do paciente lateralmente);
Periapicais (radiografias dos incisivos);
Radiografia Carpal ou Mão e Punho (para identificar a idade óssea do paciente, especialmente em crianças e adolescentes);
Modelos de gesso;
Fotografias intra e extra-bucais.

Contudo, alguns ortodontistas podem pedir também exames específicos para cada caso, como tomografias e radiografias para avaliação de assimetrias ou de outras alterações, afirma a dentista Ana Carolina.

Veja pra que serve cada radiografia na ortodontia

  • Telerradiografia lateral – para avaliar o crescimento e o desenvolvimento da face do paciente.
  • Radiografias periapicais – mostram se o paciente apresenta algum tipo de comprometimento nas raízes dos incisivos (dentes da frente), pois esses dentes podem sofrer reabsorções radiculares durante o tratamento ortodôntico. O acompanhamento radiográfico deles durante o tratamento é muito importante.
  • Radiografias panorâmicas são importantes para a avaliação de dentes fora de posição, dentes que não se desenvolvem e dentes que se desenvolveram em maior número que o normal. Além disso, muitos achados incidentais podem acontecer nesses exames. Esses achados são problemas e doenças que são detectados por acaso. A saber, existem casos de tumores ou lesões que já foram encontradas em exames para ortodontia.

Resultado

O tratamento ortodôntico é um processo que pode levar algum tempo. Por isso, o registro de como o paciente se encontrava no início do tratamento é extremamente importante para a avaliação de como ficou o resultado.

Fontes:

Dra. Ana Carolina Garzon – especialista em radiologia odontológica da UMA
Blog Ortodontia Descomplicada

Radiografias panorâmicas digitais

Pacientes fazem radiografias panorâmicas e participam de palestra sobre saúde bucal

Sucesso! É assim que podemos definir a campanha social “Sorria 2019” promovida pela Uma (Unidade de Medicina Avançada), em parceria com CEO (Centro Especializado de Odontologia) da Prefeitura de Rio Preto, no último sábado (26/01), que realizou radiografias panorâmicas digitais gratuitas para os pacientes do SUS.

Na campanha, foram realizadas 100 radiografias panorâmicas digitais, especialmente para realização de implantes dentários. Os pacientes atendidos foram agendados previamente nas unidades do CEO. Durante o evento, foram realizadas palestras orientativas sobre a saúde bucal, ministrados pelas dentistas e gerentes das unidades do CEO, Heloísa Garcia Amaral e Giseli Faleiros de Moraes.

Serviço de Radiografias Panorâmicas

A partir deste mês, a UMA agrega ainda mais um serviço de diagnóstico por imagem: a radiologia odontológica. Com experiência acumulada no diagnóstico por imagem,  o compromisso da UMA Odonto é garantir exames modernos e precisos,. Entre os exames oferecidos estão a Tomografia Multislice, Ressonância Magnética e Radiografia Panorâmica.

Segundo a especialista em radiologia odontológica da UMA Odonto, Ana Carolina da Mata Garzon, a doação das  radiografias panorâmicas digitais essa é uma forma de ajudar as pessoas em seus diagnóstico por imagem tão necessários quando vão fazer os implantes.

“Assim, quanto mais rápido este tratamento acontecer, mais feliz ficará o paciente que vive o drama da falta de dentição. Além de comprometer as funções estéticas e funcionais, como a mastigação, a fala e o sorriso, a autoestima é totalmente prejudica. Muitas pessoas não conseguem nem sorrir ou pedir emprego por causa da falta de dentes.”

Os laudos dos pacientes que participaram da campanha social foram encaminhados para o CEO, onde serão feitos os implantes.

Agilidade nos implantes

A dentista e gerente da unidade central do CEO, Heloísa Garcia Amaral, afirmou que essa parceria social é muito importante para contribuir com os pacientes da rede pública de saúde, além de agilizar a realização dos procedimentos de implantes.

A Secretaria Municipal de Saúde foi pioneira na oferta de implantes pela rede pública. O Centro Especializado de Odontologia de Rio Preto existe desde 2004 e é referência no país. São 48 profissionais, sendo 25 dentistas, além de auxiliares, técnicos e agentes administrativos.

Hoje, o município conta com duas unidades: uma, no centro, e, outra, na região norte. Em 2017, as duas unidades realizaram 29.761 atendimentos.

A paciente Maria Bueno de Oliveira de Paula, uma das pessoas contempladas na campanha, disse que achou a iniciativa muito importante. “Quero muito fazer o meu implante o mais rápido possível.  Afinal, com a documentação dentária em mãos, posso dar início ao tratamento.”

Saúde dental

No cenário nacional, os indicadores melhoraram, mas o Brasil continua sendo um país de desdentados. Chega a 11% o percentual da população que não tem um único dente na boca, conforme o Ministério da Saúde. São, lamentavelmente, 16 milhões de brasileiros. A incidência de casos de doenças periodontais e perda de dentição é muito maior em pessoas acima dos 65 anos.

Mas a situação também é grave – e muito – entre os jovens: 40% dos brasileiros entre 15 e 19 anos já perderam pelo menos um dente e o principal motivo – 93% dos casos – é a cárie.

O uso de implantes dentários vem se tornando comum entre os brasileiros. A busca não se dá apenas por uma questão estética, mas por todo o desconforto pelo qual os pacientes não estão mais dispostos a passar, gerado pela falta dos dentes.

Aliás, no Brasil, cerca de 800 mil implantes e 2,4 milhões de componentes de próteses dentárias são colocados por ano no país, conforme levantamento da Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar (Abimo).

SERVIÇO

UMA Odonto

Rua do Seminário, número 2387, na Vila Nossa Senhora da Paz, em Rio Preto.

Tel. (17) 3214-4666

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