Bem-vindo ao site da UMA – Unidade de Medicina Avançada

O que há de novo

Últimas notícias

UMA Medicina Interna_Gastro_Banner Site 1550x726px

Com um Corpo Clínico altamente especializado e tecnologias inovadoras, a UMA se tornou importante aliada nos diagnósticos médicos.

UMA, é um dos maiores e mais completos centros de diagnósticos de imagem do interior paulista. Atua desde Raio-X, Ultrassom, biópsias guiadas por Tomo ou Ultrassom, Tomografia, Ressonância e inclui até mesmo anestesia, caso necessário. Nossos aparelhos de Ressonância possuem a maior abertura, nossa Tomografia é ultra rápida e com baixa radiação.

 

A Medicina Interna: pilar clínico hospitalar.

Por englobar diagnósticos e patologia dos vários órgãos e sistema, a Medicina Interna é o pilar clínico de qualquer unidade hospitalar. Os internistas dedicam-se não só a prevenção, mas também ao diagnóstico e ao tratamento de situações não cirúrgicas, bem como situações críticas onde existem falhas de diversos órgãos. Em paralelo com situações emergentes, a Medicina Interna estende a sua atividade aos cuidados paliativos em doenças crônicas.

Conheça nossa área de abrangência:

Ressonância Magnética de Pelve Feminina: É um exame que apresenta alta sensibilidade e especificidade para a detecção de endometriose e processos aderênciais.

Ressonância Magnética do Abdome Superior com Meio de Contraste Hepatoespecífico: Alia-se a grande capacidade da ressonância magnética na detecção de lesões hepáticas focais

Enterorressonância: Permite avaliar tumores no intestino delgado, sangramento intestinal oculto e obstrução intestinal. É isenta de radiação.

Colonoscopia Virtual: É uma técnica tomográfica não invasiva, segura, sem complicações e que não necessita de sedação nem anestesia.

Colangiorressonância: Altamente eficiente na avaliação da anatomia e das doenças das vias biliares intra e extra hepáticas, vesícula biliar e pâncreas.

Coloproctologia: também chamada de proctologia, é o estudo das doenças do intestino grosso, reto e ânus.

Gastroenterologia: é a especialidade médica que se ocupa do estudo, diagnóstico e tratamento clínico das doenças do aparelho digestivo.

A identificação confiável e precoce é fundamental na escolha entre as opções de tratamento, além de monitorar a evolução de doenças e avaliar as respostas às terapias. Exames específicos e seguros auxiliam com precisão os pacientes.

 

Conheça os médicos responsáveis por esta área:

Dra. Andréa Caires – CRM 108.376/SP – Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

Especialista em Radiologia pelo Colégio Brasileiro de Radiologia, com Residência Médica em Radiologia pela FAMERP/FUNFARME.

 

Dr. Pedro Bastos Felismino – CRM 106.720/SP

Formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem pelo Instituto de Radiodinóstico Rio Preto LTDA.

postlink_uma_setembrocoracao_lei

A campanha Setembro Coração, lançada no dia 13 de setembro, agora faz parte do calendário oficial de eventos da cidade de São José do Rio Preto. A lei 12.370, de 8 de setembro, de autoria do vereador Fábio Marcondes, foi sancionada pelo prefeito Valdomiro Lopes. O objetivo da lei é respaldar as ações das iniciativas pública e privada, que visam conscientizar à população sobre os riscos do infarto e a necessidade do diagnóstico precoce. A cada 40 segundos morre uma pessoa de doença do coração no Brasil. Em 2015, foram registradas 346.896 mortes, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia. A campanha “Setembro Coração” conta com a adesão de vários parceiros, entre eles a UMA, a Academia Corpore, Braile Biomédica, Incor Rio Preto, Instituto Marcolino Braile, Hospital de Base e Famerp, Pró-cardíaco, além da Acirp, por meio do Núcleo de Jovens Empreendedores.

Setembro Coração

Para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e preciso das doenças cardiovasculares, será lançada no dia 13 de setembro de 2016, em São José do Rio Preto, a campanha inédita “Setembro Coração”. Este mês foi escolhido devido à comemoração do Dia Mundial do Coração – 29 de setembro.
A campanha “Setembro Coração” foi idealizada pela UMA (Unidade de Medicina Avançada), por meio das médicas Mariane Spotti e Marina Bellini, e conta com a adesão de vários parceiros, entre eles: Academia Corpore, Braile Biomédica, Incor Rio Preto, Instituto Marcolino Braile, Hospital de Base/Famerp, Pró-cardíaco, além da Acirp, por meio do Núcleo de Jovens Empreendedores.
Com o slogan “Dedique um Só Dia para a sua Vida Toda”, a campanha faz um convite às pessoas para dedicarem 1 dos 365 dias do ano para sua visita anual ao cardiologista para a avaliação cardíaca completa.
As ações da campanha vão orientar as pessoas, mostrando que agir precocemente é uma das formas de retardar e até prevenir que o infarto venha a ocorrer. Por isso, a campanha irá focar no diagnóstico precoce. Em primeiro lugar, garantir a visita ao cardiologista. A partir daí, o médico irá solicitar os exames necessários para descartar ou detectar problemas cardíacos, como: exames sanguíneos, escore de cálcio, ultrassom de carótida, teste de esforço, ressonância magnética e tomografia do coração.
As doenças cardiovasculares são responsáveis por 30% de todas as mortes registradas no Brasil. Em 2015, foram 346.896 mortes causadas por doenças cardiovasculares, segundo a SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia) – a maioria de infarto e acidente vascular cerebral (AVC). Neste ano, até o dia 5 de setembro, haviam sido registradas 236.385 mortes, contabilizadas pelo Cardiômetro da SBC (www.cardiometro.com.br).
A campanha deste ano terá como foco os adultos de 20 a 50 anos.
Essa faixa etária preocupa, pois cresce a cada ano o número de internações de jovens por infartos – aumento de 13%, segundo o SUS (Sistema Único de Saúde), em 2014. Os mais jovens costumam acreditar que não são ao infarto, mas já se sabe que o risco de morte entre os jovens acometidos pela doença é muito maior do que em idosos.
Por causa do foco da campanha, voltada para o público jovem, cerca de 10 membros do NJE (Núcleo de Jovens Empreendedores), da ACIRP, foram convidados a visitar o cardiologista e fazer o diagnóstico precoce. Eles serão garotos-propagandas na campanha, usando as camisetas e convidando os jovens para fazer seu diagnóstico precoce. Este material será divulgado em todas as redes sociais dos parceiros integrantes.
Em todos os parceiros, haverá campanha de conscientização dos clientes e colaboradores, com o uso de camisetas e botons da campanha, e eventos internos.

ATIVIDADES PROGRAMADAS
O movimento terá ações conjuntas, como a Palestra “Felicidade – a arma contra o infarto”, ministrada pelo médico Domingo Marcolino Braile, um talk show com médicos especialistas para os jovens empreendedores do NJE e uma ação popular em praças de Rio Preto, conscientizando sobre o diagnóstico precoce das doenças do coração. A programação também será recheada por ações feitas por cada parceiro.

1 – Divulgação oficial da campanha – dia 13 de setembro de 2016.

2 – Palestra do Prof. Dr. Domingo Marcolino Braile – “A Felicidade” – em que ele compartilha suas ideias e também preciosas lições de seres iluminados, como Madre Teresa de Calcutá, Dr. Adib Jatene, Chico Xavier, entre outros. Palestra para convidados. Dia 29 de setembro, das 19h30 às 21h. (local a definir).

3 – Lançamento da cartilha virtual “Cuide bem do seu Pequeno Coração”, também no dia 13 de setembro, por meio do site www.incorriopreto.com.br, feita especialmente para crianças, com desenho para pintura.

4 – Caravana do Coração – campanha de orientação e prevenção com a população. Será coordenado pelo Serviço de Cardiologia do HB e Liga de Cardiologia da Famerp. Ação dirigida pelo público jovem. Aferir pressão, glicemia, peso x altura, medidas antropométricas e orientação sobre o diagnóstico precoce. (local e data a definir).

5 – Talk Show do Coração – com a presença de personalidades médicas (Incor Rio Preto, Pró-cardíaco, UMA, Instituto Marcolino Braile) que irão falar sobre o Diagnóstico Preciso das doenças cardíacas em jovens de 25 a 50 anos. Será um bate papo bem informal, conduzido pelo NJE (Núcleo de Jovens Empresários). Dia 21 de setembro, no Salão Nobre da ACIRP. Continue Campanha inédita conscientiza sobre o diagnóstico precoce do infarto

postlink_uma_colonoscopia

Um dos mais modernos exames de diagnóstico por imagem é a Colonoscopia Virtual, já realizado com sucesso na UMA.
A Colonoscopia Virtual é utilizada para identificar sinais de câncer colo-retal e também para localizar pólipos no interior do intestino grosso, que podem ser pré-cancerosos.
O procedimento utiliza a tomografia computadorizada para obter imagens do intestino grosso. Após a realização da tomografia, um computador combinará as imagens dimensionais (2D) e tridimensionais (3D) do cólon e do reto.
Estimam-se no Brasil, para 2016, 16.660 casos novos de câncer de cólon e reto em homens e de 17.620 em mulheres. Estes valores correspondem a um risco estimado de 16,84 casos novos a cada 100 mil homens e 17,10 para cada 100 mil mulheres.
Segundo a médica, Andréa de Caires Souza, especialista em radiologia e diagnóstico por imagem da clínica UMA, a Colonoscopia Virtual permite o rastreio/diagnóstico precoce destas lesões, especialmente em doentes que não podem, ou não toleram, fazer colonoscopia convencional. Diferentemente da técnica convencional, a Colonoscopia Virtual é uma técnica não invasiva e segura, que não necessita de sedação nem anestesia, afirma a médica.
Já a colonoscopia convencional utiliza um colonoscópio, que é um longo tubo com uma luz. Este tubo flexível, que é colocado no interior do cólon e do reto, utiliza uma pequena câmara para enviar as imagens para um monitor de vídeo em tempo real. Normalmente é feita uma sedação do paciente com anestesia.

Como é que o exame é realizado

Após realizar um preparo prévio com medicações laxativas e dieta, o paciente é submetido a uma tomografia computadorizada da região abdominal. Imediatamente antes do exame é introduzido ar no interior do seu intestino através de uma pequena sonda colocada no reto. O tempo total para realização deste exame é cerca de quinze minutos.

uma_melanoma

Apesar de representar cerca de 3% dos cânceres de pele, o melanoma tem sua importância por ser o mais agressivo deles. Mesmo sendo menos comum e quase sempre curável quando diagnosticado precocemente, o melanoma é o responsável pela maioria das mortes causadas por cânceres de pele.
Para o diagnóstico ou a investigação de recidiva de uma doença como essa, a utilização do exame PET-CT é muito importante no estadiamento desse câncer de alto risco. Esse exame, além de ter um papel potencial para avaliar a resposta terapêutica, identifica ainda a disseminação da doença para outras regiões do corpo (metástase),

uma_valores

MISSÃO DA UMA
Vivenciar, por meio de um diagnóstico preciso, uma relação humanizada.

VALORES
1 – Relação humanizada

“Nossa relação com as pessoas é humanizada”
Por trás de cada imagem, existe uma pessoa a quem nos dedicamos a entender suas necessidades e cuidar do seu bem estar. Humanizar é ouvir, compreender, acolher, considerar e respeitar as opiniões, queixas e necessidades das pessoas. É se dedicar ao outro com amor e respeito.
• Visão orientada para o bem estar do cliente – sua satisfação está sempre em primeiro lugar.
• A excelência do atendimento faz toda a diferença. Atender com simplicidade, sorriso, cordialidade o olhar nos olhos fazem parte do nosso princípio.
• Se coloca no lugar do outro, se identificando com o paciente e a situação pela qual ele passa, muitas vezes delicada e sensível.
• Estabelece uma relação de confiança, fundamental para garantir satisfação e uma experiência positiva das pessoas atendidas e sua fidelização.
• Atende de forma humanizada e, consequentemente, gera recomendação.
• Pressupõe a união de um comportamento ético com conhecimento técnico e com a oferta de cuidados dirigidos às necessidades dos pacientes.

2 – Credibilidade

“A imagem é nosso maior patrimônio”
O objetivo é ser o melhor, ser a referência. A confiança dos clientes é um dos mais valiosos bens que as pequenas empresas podem ter.

• Tem atendimento impecável.
• Está pronta a evitar que o cliente saia insatisfeito ou apenas satisfeito. Ele sairá encantado.
• Defende a imagem da empresa. Previne e gerencia crises de clientes, produtos e colaboradores.
• Tem produtos que atendem e superam às necessidades do cliente.
• Tem relação de honestidade e transparência com as pessoas.
• Tem a visão do mercado, está na vanguarda de sua especialidade.

3 – Envolvimento

“Somos apaixonados pelo que fazemos”.
Somos mais do que comprometidos, nos envolvemos de corpo e alma com nosso trabalho. Temos satisfação e gratificação com o que fazemos.

• Gosta do que faz
• Trabalha com brilho nos olhos
• Promove ambiente com vibração positiva
• Celebra as conquistas e os resultados alcançados
• Sabe trabalhar em equipe
• Demonstra respeito no relacionamento interpessoal
• Promove sentido de pertencer e fortalece o vínculo dos colaboradores com empresa

4 – Trabalho em equipe

“Somos um só”
Todos juntos somos capazes de realizar tarefas com mais rapidez e eficiência. Equipe integrada agrega valor ao serviço e gera confiança entre os colaboradores, o que proporciona um ambiente empresarial mais saudável, positivo e produtivo.
• Tem motivação para crescer na empresa
• É proativo. Está sempre disposto a ajudar e a resolver os problemas, o que contribui no desenvolvimento profissional e no desenvolvimento de sua equipe em geral.
• Sabe lidar com os conflitos do dia a dia na empresa.
• Valoriza a comunicação, que é a chave para um bom trabalho em equipe. Sabe escutar e falar na hora certa – uma habilidade importante para que o ambiente se torne agradável e produtivo.
• Acredita no seu trabalho e na capacidade dos colegas e tem certeza da competência do grupo como um todo.
• Ajuda no crescimento da empresa e dos profissionais à sua volta. Propõe maneiras mais assertivas de realizar tarefas e de otimizar o tempo no trabalho. Estimula a criatividade dos colegas e contribui com a ampliação da produtividade.
• Inspira confiança. É exemplo, é comprometido, é responsável.
• Orienta a equipe (ou os colegas) a aprimorar o trabalho e as ferramentas.

5 – Organização

“Fazemos mais e sempre bem feito”
Significa fazer melhor, querer fazer sempre mais e bem feito. É tomar decisões para garantir a otimização dos recursos utilizados e o bem estar dos colaboradores. É entregar o prometido e alocar esforços no que dá resultado.

• Não tolera o desperdício e respeita o orçamento
• Descarta o que não é necessário
• Mantém o local de trabalho limpo e higienizado
• Mantém a ordem no ambiente e nos processos
• Prioriza ações que dão resultado
• Atinge e supera as metas de resultado da sua área
• Promove a cultura de foco no resultado na organização
• Lidera iniciativas de grande impacto nos resultados da organização

6 – Evolução

“O melhor está por vir”
É pensar qual é o próximo passo. É a evolução constante que parte de nós mesmos. É a superação do que já alcançamos.

• Tem compromisso com a execução da inovação
• Aceita desafios. Usa novas ideias para superar obstáculos
• É inconformado (questiona a situação atual). Não desiste de procurar novos modos de fazer
• Reconhece falhas e aperfeiçoa processos e mapeia oportunidades de melhoria proativamente.
• Envolve parceiros e colegas. Estimula a equipe a propor coisas novas
• Evolui os padrões da empresa
• Tem visão de longo prazo
• Atualização constante. Está sempre se aperfeiçoando e trazendo novas propostas de atuação.

postlink_uma_petct

O PET com F18 – FDG é considerado padrão-ouro para avaliar viabilidade miocárdica. Quando se demonstra a presença de miocárdio viável em um paciente com doença isquêmica crônica cardíaca, indica a necessidade de revascularização, predizendo baixa mortalidade e sobrevida preservada. A ausência de viabilidade do músculo cardíaco nesse paciente, com disfunção do VE, indica a decisão de se tomar conduta clínica e/ou transplante cardíaco.
Outros traçadores para estudo da perfusão miocárdica, como o nitrogênio-13 marcado com amônia e o cloreto de rubídio-82, ainda não estão disponíveis em nosso meio.

postlink_uma_tomocardio

O coração ganhou mais um aliado na prevenção e diagnóstico de doença coronária, que pode levar a um ataque cardíaco – uma das principais causas de morte no Brasil.

A novidade agora é exame de tomografia computadorizada realizado pela equipe de diagnóstico cardiológico da UMA, que produz imagens precisas do coração sem necessidade de cateterismo e com menor radiação.
Segundo a médica Mariane Spotti, cardiologista e especialista em imagem do coração da Uma (Unidade de Medicina Avançada), até agora os pacientes precisavam fazer dois exames para identificar a doença coronária: o cateterismo, que identifica o grau de obstrução das artérias do coração, e a cintilografia com estresse, que avalia como está o fluxo sanguíneo na região obstruída.

“Sabemos que os exames invasivos apresentam riscos e com a TC excluímos os pacientes saudáveis, que não apresentam placas obstrutivas nas artérias, e muitas vezes eram submetidos ao cateterismo sem necessidade”, afirma a médica. Cerca de 50% das pessoas que passam pelo cateterismo não têm obstrução ou têm o problema em grau mínimo, aponta Mariane.

Já a médica Marina Bellini, radiologista e especialista em imagem do coração da Uma, a Tomografia é indicada ainda para avaliar com precisão a quantidade e os locais onde estão instalados os vasos obstruídos nos pacientes com a doença arterial coronariana. “O mapeamento contribui para que os exames invasivos sejam mais eficientes e assertivos”.

Para a médica Marina Bellini, a Tomografia Computadorizada também identifica qual a situação das artérias e permite que o paciente acompanhe a evolução do seu caso.
A tomografia é um exame rápido e indolor. E o mais importante: com baixa radiação. O paciente recebe, inicialmente, o contraste e, na sequência, é instalado no equipamento de tomografia. Todo o procedimento leva em torno de 15 minutos.

pet

O PET-CT, a mais revolucionária técnica de diagnóstico por imagem, é uma das novidades da UMA (Unidade de Medicina Avançada) de São José do Rio Preto. A sua principal indicação é na oncologia, para a detecção de tumores, entre eles câncer de pulmão, esôfago, colo-retal e mama, além de linfomas e melanomas. O equipamento também permite acompanhar a progressão do tratamento.
A grande vantagem do PET-CT no diagnóstico por imagem é a união das tecnologias. Em um único exame, ele realiza Tomografia põe Emissão de Pósitrons (PET, na sigla em inglês) Tomografia Computadorizada, assim, ele tem a capacidade de medir o metabolismo das lesões e mostrar a presença de alterações funcionais no organismo, antes mesmo que a anatomia seja afetada.
Isto permite o diagnóstico precoce de doenças neoplásicas, o que é essencial para um tratamento mais eficaz e curativo. O exame pode mudar a conduta terapêutica em aproximadamente 40% e 60% nos estadiamentos e reestadiamentos.
O exame é seguro e não invasivo. O PET-CT consegue reduzir a dose de radiação para o paciente e apresentar sensibilidade elevada para diagnóstico e acompanhamento. Em muitos casos, é possível eliminar a necessidade de outros exames e procedimentos cirúrgicos arriscados no diagnóstico das doenças, reduzindo os custos e o desconforto para o paciente.
O PET-CT é um exame consagrado para detectar nódulos pulmonares solitários. O diagnóstico por imagem tem sensibilidade de 98% para detectar recorrência tumoral e previne cirurgia desnecessária em 1/5 dos pacientes suspeitos. O PET, como detector de metástase de câncer de pulmão, pode diferenciá-la de lesões benignas com precisão de 91%.
No caso do melanoma, câncer de pele extremamente agressivo, o exame tem papel fundamental tanto na fase de diagnóstico como para a investigação de reincidência da doença e também na avaliação da resposta terapêutica. O PET-CT é especialmente útil nos casos em que há suspeita de metástases, que não aparecem em outros exames de imagem, além de auxiliar no diagnóstico diferencial entre nódulos benignos e malignos.

Outros usos
Na cardiologia, o PET com F18 – FDG é padrão-ouro para avaliar viabilidade miocárdica. O exame contribui na decisão de se tomar uma conduta clínica e/ou realizar uma revascularização ou transplante de um paciente com doença isquêmica crônica cardíaca.
Já na neurologia, o PET-CT fornece informações importantes sobre demências, principalmente na suspeita Doença de Alzheimer, Doença de Parkinson, epilepsia e outras condições neurológicas.
COMO É FEITO
O paciente recebe uma injeção intravenosa de glicose marcada com um composto radioativo que se distribui pelo corpo todo, mas que se concentra em maiores quantidades nos tecidos tumorais. A partir daí, o contador de cintilações acoplado à tomografia colhe as imagens, que aparecerão como manchas ou regiões de brilho mais intenso nas áreas em que houver tumores. Por meio da análise dessa intensidade, o exame detecta a atividade metabólica tumoral: quanto maior o tumor, mais intenso é o brilho. As doses de radiação emitidas pelo radiotraçador administrado são pequenas e muito seguras.
COBERTURA
O PET é coberto pelo SUS e planos de saúde nos casos de Nódulo Pulmonar Solitário. Também são cobertos pelo SUS os seguintes tumores: câncer pulmonar de células não pequenas, comprovado por biópsia; linfoma; câncer no colo-retal; câncer de mama metastático, quando os exames de imagens convencionais apresentarem achados equívocos; câncer de cabeça e pescoço; melanoma; e câncer de esôfago.

UMA – UNIDADE DE MEDICINA AVANÇADA
Rua do Seminário, 2387 – Boa Vista
Tel. – 3214-4666

Agendamento

Agende seu exame aqui.

Ligue, Agende! 17 3214-4666