Então, quando você decide que é hora de colocar aparelho ortodôntico a primeira etapa é consultar um dentista especializado. Após o exame clínico, ele, primeiramente, irá solicitar uma documentação ortodôntica que irá guiar o tratamento do paciente.
É importante lembrar que, colocar aparelho por estética, comprados em camelôs, ou sem nenhum exame prévio pode trazer muito mais problema do que o que já existia ou pior, pode estragar um sorriso que era perfeito.
Na Uma Odonto, existem três tipos de documentação ortodôntica solicitadas pelo dentista:
• Econômica
• Simplificada
• Completa
Isto porque, cada um desses modelos apresenta uma seleção de documentos exigidos para o planejamento ortodôntico do paciente, dependendo do grau de complexidade de cada tratamento, afirma a dentista Ana Carolina Garzon, especialista em radiologia odontológica da UMA.
A documentação ortodôntica é composta de:
• Radiografia panorâmica (em que todos os dentes podem ser observados);
• Telerradiografia Lateral (em que se observa a cabeça do paciente lateralmente);
• Periapicais (radiografias dos incisivos);
• Radiografia Carpal ou Mão e Punho (para identificar a idade óssea do paciente, especialmente em crianças e adolescentes);
• Modelos de gesso;
• Fotografias intra e extra-bucais.
Contudo, alguns ortodontistas podem pedir também exames específicos para cada caso, como tomografias e radiografias para avaliação de assimetrias ou de outras alterações, afirma a dentista Ana Carolina.
Veja pra que serve cada radiografia na ortodontia
- Telerradiografia lateral – para avaliar o crescimento e o desenvolvimento da face do paciente.
- Radiografias periapicais – mostram se o paciente apresenta algum tipo de comprometimento nas raízes dos incisivos (dentes da frente), pois esses dentes podem sofrer reabsorções radiculares durante o tratamento ortodôntico. O acompanhamento radiográfico deles durante o tratamento é muito importante.
- Radiografias panorâmicas são importantes para a avaliação de dentes fora de posição, dentes que não se desenvolvem e dentes que se desenvolveram em maior número que o normal. Além disso, muitos achados incidentais podem acontecer nesses exames. Esses achados são problemas e doenças que são detectados por acaso. A saber, existem casos de tumores ou lesões que já foram encontradas em exames para ortodontia.
Resultado
O tratamento ortodôntico é um processo que pode levar algum tempo. Por isso, o registro de como o paciente se encontrava no início do tratamento é extremamente importante para a avaliação de como ficou o resultado.
Fontes:
Dra. Ana Carolina Garzon – especialista em radiologia odontológica da UMA
Blog Ortodontia Descomplicada