No dia 26 de outubro vamos realizar, pelo 3º ano consecutivo, a Campanha Outubro Rosa do Complexo UMA, que nesse ano vem multiplicar os cuidados com as mulheres. Durante todo o mês, ampliaremos o conceito da campanha, passando a ser chamada de OUTUBRO ROSAS, porque, além do câncer de mama, queremos cuidar da mulher por completo, corpo e alma, multiplicando todos os cuidados que ela merece.
Nossos parceiros, HEMAT, SBT, Mar & Rio e Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto estarão juntos novamente para mais um dia de ação, de responsabilidade social e de afeto.
Vamos atender 150 mulheres em um dia muito especial. Elas realizarão, gratuitamente, o exame de ultrassom de mama e receberão palestras educativas para autoexame. O grande diferencial desse evento é que essas mulheres sairão do Complexo UMA com o laudo do exame nas mãos e o retorno ao médico da rede pública agendado pela Secretaria da Saúde, encurtando, assim, o tempo de espera.
Como falar do Complexo UMA é falar de afeto, receberemos novamente todas elas com um grande café da manhã, rosas, salão de beleza em parceria com as Lojas Lívia, brindes e muito carinho. Nossa equipe interna, enfermeiras, biomédicos, corpo clínico e atendentes, está ansiosa para a data. Lembrando que essas mulheres já foram selecionadas e serão encaminhadas pela Secretaria de Saúde para a nossa ação.
O Complexo UMA realiza exames de ultrassom, ressonância, tomografia e raio-x voltados à mulher. Outubro Rosas: multiplique seus cuidados!
Movimento Outubro Rosa
Outubro Rosa é um movimento que surgir em 1990, nos Estados Unidos, quando aconteceu a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York. Mas foi em 1997 que entidades do Condado de Yuba e da cidade de Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção do câncer de mama. O mês de outubro foi escolhido como epicentro das ações e hoje o Outubro Rosa é realizado em vários lugares do mundo.
A campanha tem como objetivo principal conscientizar e alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.
No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002 e sobre o câncer de colo do útero desde 2011 em diversos estados. A publicidade adotou o tom de rosa como motivador da campanha e, dessa forma, as ações nas mais variadas mídias também tendem a ser reforçadas durante este mês.