Bem-vindo ao site da UMA – Complexo Avançado de Diagnósticos

Preparo para Ressonância Magnética

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

A Ressonância Magnética é um exame simples e não invasivo que consegue obter imagens de alta definição de todos os órgãos do corpo humano. O método se utiliza de um grande campo magnético para adquirir fotos das regiões de interesse para diagnóstico.

  • Detecção de tumores e metástases;
  • Aplicação no sistema nervoso central;
  • Imagens do coração, regiões pélvica e abdominal;
  • Amplo sinal e maior qualidade na imagem.

Como será o Exame

O paciente deverá chegar com 20 minutos de antecedência do horário agendado portando a sua solicitação de exame/guia, juntamente com os documentos pessoais com foto, para a realização do cadastro, preenchimento de questionário, trocar de roupa (quando for necessário). Será puncionado, para a administração da injeção de contraste se necessário. O paciente ficará aguardando o seu atendimento em uma sala climatizada. Caso necessite de algum preparo especial, será realizado durante esse período. Logo após, o paciente será encaminhado para a sala de exame. Ao final do exame, o paciente será liberado para trocar de roupa e deverá aguardar 15 minutos, até que o médico defina se as imagens são suficientes. O mesmo pode solicitar imagens complementares para maior precisão do laudo. Ao ser liberado o paciente não tem restrição alguma.

Sobre a Utilização de Contraste

Para realização de seu exame pode ser necessária a administração de meios de contraste por via endovenosa para melhor definição de estrutura. O uso do meio de contraste endovenoso é uma fase importante na maioria dos casos. Destaca as estruturas vasculares (artéria e veias) e os tecidos por ela irrigados, aumentando a sensibilidade do exame na detecção de doenças que podem não estar evidentes na primeira fase sem contraste. O meio de contraste endovenoso usado neste exame é o contraste à base de gadolínio, um contraste seguro, cuja composição se difere dos contrastes iodados utilizados na tomografia computadorizada, sendo muito raras as reações adversas.

Contraindicações do Exame

Em caso de paciente do sexo feminino, não se recomenda a realização do exame no primeiro trimestre de gestação.

Pacientes com marca-passo cardíaco, próteses cocleares (aparelho auditivo interno) são terminantemente proibidos de realizarem Ressonância Magnética.

Pacientes com clip de aneurisma, só realizarão exames de ressonância, com uma carta do médico solicitante especificando o material e com a aprovação do corpo clinico da UMA.

Demais próteses metálicas/fragmentos de metal devem ser informados, juntamente com o tempo de cirurgia, para o corpo clínico da UMA definir a viabilidade do exame.

Em caso de paciente inconsciente, desorientado ou pouco colaborativo e criança, é indicado que faça o exame com sedação.

Preparo do Exame

Jejum de 6 horas.

Para os exames de Entero Ressonância será solicitada a realização de um preparo oral, orientado previamente no momento do agendamento.

Para os exames de coração, será realizado um preparo individualizado, cuja orientação ocorrerá no momento do agendamento.

Nos casos em que o paciente referir alergia, será solicitado um preparo antialérgico liberado no momento do agendamento.