O exame de tomografia é capaz de diagnosticar com mais precisão os pacientes que realmente precisam de procedimentos invasivos.
Com a novidade do exame de tomografia computadorizada, temos imagens precisas do coração sem necessidade de cateterismo e com menor radiação.
Até agora os pacientes precisavam fazer dois exames para identificar a doença coronária: o cateterismo, que identifica o grau de obstrução das artérias do coração, e a cintilografia com estresse, que avalia como está o fluxo sanguíneo na região obstruída. A eficácia da Tomografia Computadorizada foi comprovada pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da USP (Incor), que participou do estudo internacional CORE320, coordenado pela Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, validando a técnica para o diagnóstico de doença coronária.
A tomografia é um exame rápido e indolor. E o mais importante: com baixa radiação. O paciente recebe, inicialmente, o contraste e, na sequência, é instalado no equipamento de tomografia. Todo o procedimento leva em torno de 15 minutos.