Bem-vindo ao site da UMA – Complexo Avançado de Diagnósticos

SETEMBRO CORAÇÃO 2020: os riscos da pandemia para o seu coração

Este mês estamos realizando a 5ª Edição da Campanha Setembro Coração, que traz como tema: os riscos da pandemia para o seu coração. Para alertar sobre a importância de cuidar da saúde do coração, principalmente nesse momento crítico que vivemos na saúde mundial, o Setembro Coração 2020 desenvolveu uma campanha especial, voltada para o incentivo aos cuidados com o coração durante a pandemia, a importância do acompanhamento com os cardiologistas e a adoção de hábitos saudáveis possíveis diante do distanciamento social e isolamento.

Com o aumento dos casos confirmados do novo coronavírus e de óbitos por causa da doença em todo o mundo, algumas estatísticas sobre a Covid-19 se tornaram ainda mais contundentes, é o caso do alto risco de mortalidade para um dos grupos de risco, os doentes crônicos, especificamente os pacientes com doenças cardiovasculares.

Estatísticas em todo o mundo apontam que a mortalidade dessas pessoas pode ser até três vezes maior em relação a população geral. Os estudos apontam uma enorme vulnerabilidade desse grupo para o novo coronavírus e o número de óbitos em vários países confirmam isso.

Pessoas com doenças cardiovasculares possuem um sistema imunológico mais vulnerável, além de um estado inflamatório crônico latente. Sem um organismo combativo, a evolução da doença e o seu agravamento se tornam muito rápidos, muitas vezes difícil de ser revertido, por isso vemos um índice de mortalidade muito maior em pacientes cardiopatas. Nesses casos, temos uma via de mão dupla, o contágio pelo coronavírus também pode descompensar a doença crônica de base, explicam os cardiologistas.

SETEMBRO VERMELHO

O Setembro Vermelho é um movimento que acontece durante o mês de setembro para reforçar a importância da prevenção das doenças do coração, em especial o infarto. A Campanha Setembro Coração surgiu com o intuito de apoiar esse movimento em São José do Rio Preto.

As doenças cardiovasculares representam a principal causa de mortes no mundo – mais pessoas morrem anualmente por essas enfermidades do que por qualquer outra causa: 17,7 milhões de óbitos (30%), segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Esse ano de 2020, estamos vivendo uma crise na saúde mundial sem precedentes com a Pandemia da Covid-19. Desde março, o mundo luta contra um inimigo invisível, um

vírus com alto índice de transmissibilidade. Hoje, no Brasil, alcançamos a triste marca de 120.000 mortos e quase 4 milhões de infectados.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são *

*

Preencha o Captcha por favor *

Agendamento

Agende seu exame aqui.

Ligue, Agende! 17 3214-4666