Bem-vindo ao site da UMA – Complexo Avançado de Diagnósticos

Trombose Venosa Profunda: causa e diagnóstico

A Trombose Venosa Profunda é uma patologia de enorme impacto na nossa sociedade, tanto por sua alta prevalência como por ser um acometimento potencialmente grave.
Ela é causada pela formação de coágulos no interior dos vasos nos membros inferiores e superiores, obstruindo o retorno do sangue pelas veias até o coração.
Além disso, esses coágulos podem se formar por vários motivos. A principal causa é a imobilidade prolongada que leva falta de movimentação do sangue dentro da veia, seja por longas viagens na mesma posição ou pela necessidade do paciente de ficar acamado.

Fatores de risco

Há fatores de risco que podem aumentar a chance de sua ocorrência. Por exemplo, o tabagismo, obesidade, uso de contraceptivos e desidratação.
Suas complicações podem acontecer no curto ou longo prazo:
– a curto prazo,  pode acontecer o desprendimento deste coágulo e sua migração até a artéria que leva sangue aos pulmões, o chamado tromboembolismo pulmonar;
– a longo prazo, pode levar a insuficiência venosa crônica, por destruição das paredes dos vasos causando ineficiência da sua função.

Conheça os sintomas

  • Dor nas pernas, principalmente nas panturrilhas, podendo chegar até o pé e o tornozelo
  • Sensação de queimação na região afetada
  • Mudanças na cor da pele da região afetada pela doença, que começa a ficar vermelha ou azul
  • Edema (inchaço) na perna afetada;
  • Rigidez da musculatura perto da região do trombo

Há, contudo, outras patologias que causam os mesmos sintomas.  Estudos realizados nos últimos 30 anos mostram que cerca de 70% dos pacientes com os sintomas acima descritos e com hipótese diagnóstica de trombose venosa profunda, na verdade apresentam outra patologia.
Portanto, é extremamente necessária a realização de exames para comprovação desta doença. Pois, o tratamento da trombose venosa profunda é longo e pode apresentar alguns efeitos colaterais e riscos.

Diagnóstico

O exame de eleição para diagnóstico do tromboembolismo pulmonar é a ultrassonografia com doppler venoso profundo dos membros inferiores.
Ele é realizado por meio de aparelhos com alta tecnologia e transdutores dedicados ao estudo com doppler dos vasos.
Ao realizar o exames é muito importante o acompanhamento de um especialista em vascular. Ele ajuda na identificação dos fatores de risco e investigação de eventuais complicações a longo prazo, além de prevenção de novos eventos semelhantes.

A UMA dispõe de aparelhos e médicos especializados para detecção de trombose venosa profunda, seja em membros inferiores como superiores.

Dra. Maísa Hernandes Pardo

 

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são *

*

Agendamento

Agende seu exame aqui.

Ligue, Agende! 17 3214-4666