Na postagem anterior, você viu que, por facilitarem a visualização de partes densas do corpo como ossos e dentes, os raios-X são muito solicitados tanto por médicos quanto por dentistas.
Na odontologia, o pedido mais comum antes de iniciar qualquer tratamento é a radiografia panorâmica. E é justamente sobre ela que falaremos a seguir.
Nesse tipo de exame de imagem, como diz o nome, é possível ter uma visão panorâmica da boca do paciente, incluindo a parte óssea que compõe a mandíbula e toda a estrutura dos dentes, desde a coroa até a raiz.
É um recurso bastante considerado principalmente porque nem todo problema bucal ou anatômico acaba sendo visível a olho nu, sem a investigação apurada da estrutura interna da boca.
Um exemplo comum disso, são os casos dos dentes do siso inclusos, aqueles terceiros molares que não nascem e acabam ficando total ou parcialmente presos no maxilar superior ou na mandíbula inferior.
Isso acontece por diversos fatores como: alterações ósseas ou no tecido da gengiva, doenças relacionadas aos tecidos formadores dos dentes, falta de espaço na boca e até a posição do siso no interior da gengiva (que pode acontecer de se apresentar deitado, na diagonal ou de ponta cabeça).
Para algumas pessoas, essas situações podem não fazer nenhuma diferença durante toda a vida, mas há quem tenha infecções e até prejuízos em outros dentes. Daí a importância da radiografia panorâmica, que permite investigar detalhes do problema e também definir de que maneira a extração pode ser realizada (se for a indicação do profissional) sem causar lesão nas estruturas saudáveis.
Além disso, essa é uma importante ferramenta para a prevenção de cáries, uma vez que elas, nem sempre, surgem em locais fáceis de ver, como no pequeno espaço entre um dente e outro. Com a radiografia panorâmica, é possível identificar os pontos de cárie mesmo quando ainda estão no começo. Isso evita que ela se torne mais séria e evolua para um possível tratamento de canal, por exemplo.
Para realizar a panorâmica, é necessário que o paciente esteja sem qualquer adorno metálico na cabeça como brincos, piercings, aparelhos auditivos ou próteses removíveis.
E assim como em qualquer outro exame de imagem que emita radiação ionizante, essa radiografia não é recomendada para mulheres grávidas, pois pode afetar a saúde do feto.
Na UMA você também consegue realizar as solicitações do seu dentista com toda a qualidade e tecnologia que a clínica oferece.