Ainda que alguns fatores genéticos e hereditários possam contribuir para o aparecimento do câncer de mama, também existem maneiras de se prevenir contra a doença.
A primeira delas, é adotando hábitos saudáveis. Segundo um levantamento feito pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 13% dos casos de câncer de mama em 2020 no Brasil (aproximadamente, 8 mil ocorrências) poderiam ter sido evitados pela redução de fatores de risco relacionados ao estilo de vida, em especial, à falta de atividade física.
Isso porque, alguns estudos sugerem que realizar qualquer tipo de exercício, por apenas 30 minutos por dia, reduz em 30% as chances de se desenvolver a doença. Para quem não tem tempo ou condição financeira de investir em uma academia, por exemplo, saiba que as caminhadas ao ar livre também cumprem muito bem essa função. Elas fortalecem ossos e músculos, controlam o peso, melhora a disposição e ainda ajudam a reduzir sintomas de ansiedade e estresse.
Além disso, evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas também pode ajudar a evitar não só o câncer de mama, como outros tipos de tumores malignos. Outro vilão do câncer em geral é o cigarro, que pode contribuir para o retorno de um câncer já curado, e também no aparecimento dele em novos órgãos.
Em mulheres que já passaram pela menopausa, o sobrepeso também é um fator prejudicial. É que por conta das mudanças nos níveis de hormônios características dessa época da vida, a obesidade acaba colaborando com as ocorrências de câncer de mama.
Por fim, mas não menos importante, além de realizar o autoexame com frequência, as mulheres também precisam estar atentas aos famosos check-ups – séries de exames preventivos que devem ser feitos regularmente e são imprescindíveis para a detecção e diagnóstico de todo e qualquer problema de saúde.
Para isso, conte com a equipe da Clínica UMA! Estamos sempre abertos para oferecer os melhores tratamentos e as mais modernas tecnologias para ajudar você a ter uma vida longa e completamente saudável!