A idade tem grande relação com o câncer de próstata, já que ele se manifesta em homens com mais de 50 anos, onde aproximadamente 60% da doença são diagnosticadas após os 65 anos de idade. Já o histórico familiar e a raça do homem têm grandes influencias ao desenvolvimento da doença, pois são fatores hereditários. O mesmo acontece com os genes, podendo sofrer alterações propícias ao câncer de próstata.
Em casos de má alimentação, os consumos em excesso de cálcio e carne vermelha aumentam o risco de câncer de próstata no homem. Assim, a obesidade também se torna um fator de risco para a doença até mais agressiva.
Aos homens fumantes, o alerta é ainda maior. O tabagismo tem participação no aumento de risco de morte por câncer de próstata. Portanto, abandonar o cigarro pode salvar sua vida, além de trazer mais benefícios ao seu cotidiano.
Redobre sua atenção em relações sexuais. Doenças sexualmente transmissíveis, como gonorreia ou clamídia, podem aumentar o risco de câncer de próstata. Proteja-se em toda e qualquer relação e preserve sua vida.
Sua saúde merece mais atenção. Fique atento a todos os fatores de risco e previna-se.