1.Marcapasso ou desfibrilador implantado. Somente aparelhos compatíveis com a ressonância. Apresentando um desses aparelhos compatíveis, deve-se informar no agendamento do exame para conferência do mesmo e para o agendamento da presença do técnico do aparelho, quando necessário.
2.Clipes de aneurismas ferromagnéticos podem se mover sob a força do campo magnético. Assim como o Marcapasso existem clipes compatíveis com a ressonância magnética. Verificar se o clipe é compatível com a RM durante o agendamento.
3.Implantes cocleares são contraindicados a ressonância, devido a poder ser danificado ou criar dano tecidual na região devido a estimulação eletromagnética da ressonância.
4. Eletrodos de estimulação cerebral são contraindicados por poderem causar lesões por aquecimento durante a realização do exame.
5.Corpos estranhos metálicos como: fragmentos de bala, estilhaços, objetos metálicos e implantes oculares ou ortopédicos, dependendo de seu material, podem se mover ou aquecer durante o exame. Relatar durante o agendamento a localização e a natureza do objeto/ implante, para ver a possibilidade de realizar o exame.
7.Gravidez embora não seja uma contra indicação efetiva. Exceto para os exames de RM FETAL, que já está implícito a gravidez e a necessidade do exame. Na UMA solicitamos uma carta do médico solicitante junto ao pedido, indicando a gravidez da paciente e a sua indicação para o exame.
8. Pacientes inconscientes, desorientados, confusos, pouco colaborativos e crianças: durante o agendamento do exame, informar as condições do paciente, para receber orientações sobre cada situação específica.