Já que falamos bastante sobre ressonância magnética no texto anterior, que tal saber mais sobre outros exames de imagem disponíveis na Clínica UMA?
Talvez o mais popular - e antigo deles – seja o Raio-X. Também chamado de radiografia, ele é indicado para detectar diversos tipos de problemas de saúde, principalmente, quando o foco está nos ossos.
Isso porque, para obter imagens do interior do nosso corpo, o aparelho de raio-X emite radiações eletromagnéticas. É como se raios de luz invisíveis atravessassem nossas estruturas que, de acordo com a densidade, aparecem mais brancas (como nos ossos) ou mais opacas (nos tecidos moles).
É justamente por esse motivo que a radiografia é comumente utilizada para verificar fraturas e infecções em ossos e dentes, cáries dentárias, sinais de artrite nas articulações, indícios de osteoporose, tumores e câncer nos ossos.
Esse tipo de exame também é recomendado para doenças que afetam o tórax como: infecções pulmonares (pneumonia, tuberculose ou câncer de pulmão), câncer de mama (juntamente com a mamografia e outros exames), insuficiência cardíaca (devido ao aumento do coração) e bloqueio dos vasos sanguíneos com consequente alteração no fluxo de sangue dos pulmões e coração.
O abdômen é outra área que pode ser analisada via raio-X, especialmente para investigar problemas do trato digestivo e objetos engolidos.
O exame é feito por um técnico de radiologia que posiciona o paciente de acordo com o local a ser analisado e fica numa área protegida de radiação para conduzir o procedimento.
Normalmente, não há nenhum tipo de preparo exigido para os raios-X quando se tratam de áreas como ossos, pulmão e seios da face. Caso o exame seja intestinal é recomendada uma dieta específica para limpeza da região, justamente para não haver nenhum resíduo alimentar no momento do exame.
Já as radiografias com contraste, exigem jejum para evitar efeitos colaterais desconfortáveis como enjoo, por exemplo.
Embora se trate da emissão de radiação, de acordo com os especialistas, há poucas contraindicações para os raios-X.
Para gestantes as radiografias são altamente desaconselhadas por riscos de má formação aos bebês. Somente em casos extremos os médicos realizam esse tipo de exame cobrindo o útero por meio de protetores de chumbo. Ainda assim, somente após os primeiros três meses da gravidez.
Para crianças, os cuidados são os mesmos dos adultos: doses mínimas necessárias de radiação, proteção com colete de chumbo nas áreas que não precisam ser avaliadas e poucas repetições do exame.
Além disso, vale checar se a clínica onde está será feita a radiografia possui as certificações e os protocolos de segurança recomendados pelas autoridades de saúde. Na Clínica UMA, você não só tem essa garantia, como ainda conta com uma equipe técnica especializada para oferecer todos os cuidados possíveis para o conforto e o bem-estar de nossos pacientes.