O autoexame é o primeiro passo para a mulher se prevenir contra o câncer de mama. É uma maneira fácil, rápida e totalmente indolor de verificar qualquer alteração que possa ser um sinal de alerta e precise receber atenção médica o quanto antes.
Para fazer, é muito simples, basta seguir alguns passos. Sem roupa íntima, em frente a um espelho, observe bem os seios com os braços em diferentes posições: para baixo, para cima e na altura dos ombros.
Depois, usando as pontas dos dedos, apalpe as mamas e as axilas gentilmente e verifique se encontrou algum desses doze sinais:
1- pele endurecida;
2- sulcos ou fissuras (pequenos cortes) nas mamas;
3- crostas ou feridas nos mamilos;
4- irritação na pele ou dor ao toque;
5- secreção nos mamilos (principalmente com sangue);
6- ondulações;
7- protuberâncias;
8- crescimento de veias;
9- afundamento dos mamilos;
10- alteração no formato dos seios;
11- pele com aparência de “casca de laranja”;
12- nódulos endurecidos.
Tendo apenas um deles, não significa que você tenha câncer de mama. Mas é importantíssimo procurar um médico especialista imediatamente para que sejam solicitados outros exames de diagnóstico e, se a suspeita for confirmada, já dar início ao tratamento.
Vale ressaltar que quanto mais cedo a doença é descoberta, maiores as chances de cura.
E aqui na Clínica UMA, nós temos todo o suporte necessário para te ajudar nessa jornada, com profissionais altamente qualificados e treinados para oferecer um atendimento totalmente humanizado, além do que há de mais moderno em termos de aparelhos diagnósticos.