De acordo com dados do INCA, o Instituto Nacional do Câncer, 75% dos casos de câncer de próstata em todo o mundo ocorrem a partir dos 65 anos de idade.
Por isso, recomenda-se que os exames preventivos sejam feitos a partir dos 50 anos em homens sem qualquer histórico familiar, e a partir dos 40 anos para quem teve parentes com tumores do tipo.
Alguns estudos sugerem ainda que determinados fatores de risco podem aumentar a incidência da doença.
Por razões não determinadas, o câncer de próstata é mais frequente em homens com ascendência africana e caribenha. Já quem tem uma história muito forte de câncer de mama na família, também pode ter maior risco de câncer de próstata.
Além disso, indivíduos com sobrepeso, fumantes ou sedentários têm grandes chances de desenvolver a doença.
Mas independentemente da idade ou dos fatores genéticos, é importante estar alerta aos sinais de que algo não está bem. Apesar de seu avanço ser relativamente silencioso, o câncer de próstata pode apresentar os seguintes sintomas:
- aumento na frequência ao urinar;
- fluxo urinário fraco ou interrompido;
- vontade de urinar frequentemente à noite;
- presença de sangue na urina ou no sêmen;
- disfunção erétil;
- dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos;
- fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.
Caso o paciente reconheça essas situações, o ideal é procurar um urologista imediatamente para que os exames de diagnóstico sejam solicitados e, com a doença sendo confirmada, o médico possa dar início ao tratamento.
Vale ressaltar que a Clínica UMA tem um corpo clínico altamente qualificado para ajudar no enfrentamento da doença, auxiliando seus pacientes em todas as etapas dessa jornada em busca da cura.